quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A glória e a exaltação de Cristo é a Cruz






O Senhor Jesus disse a Nicodemos: “Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna” (Jo 3, 13-17).

Num mundo que dia após dia rejeita a Cruz de Cristo, nós cristãos precisamos refletir se não estamos fazendo a mesma coisa, quando na verdade Jesus desejou o contrário: “Agora o Filho é glorificado e nele Deus é glorificado e logo o glorificará” (Jo 13, 31-32). E de novo, “glorifica-me Pai, com a glória que tinha junto de ti antes que o mundo existisse” (Jo 17, 5). E outra vez: “Pai, glorifica o teu Nome. Desceu do céu uma voz: glorifiquei-o e tornarei a glorificar” (Jo 12, 28). Cristo responde: “Quando eu for exaltado, atrairei então todos a mim” (Jo 12, 32).

Meus amigos, pensemos o seguinte: Se não houvesse a cruz, Cristo não seria crucificado. Se não houvesse a cruz, não seria pregado na cruz. Se não houvesse a cruz, não brotaria do seu lado, sangue e água que lavam o mundo. Se não houvesse cruz, não seria rasgado o documento do pecado. Se não houvesse a cruz, não seríamos livres, não seria aberto o paraíso. A morte não seria vencida e não teria sido derrotado o inferno.

O grande Apóstolo São Paulo proclamou a plenos pulmões: “Com Cristo, eu fui pregado na cruz. Eu vivo, mas não eu, é Cristo que vive em mim. Esta vida presente na carne, eu a vivo na fé, crendo no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim”(Gl 6, 19-20).

A verdade é que, se queremos começar pelo prazer, acabaremos na dor. A sabedoria do salmista, diz o contrário: “Os que semeiam entre lágrimas, com alegria ceifarão” (Sl 125, 5). E Jesus acrescenta no Evangelho: “Bem-aventurados os que choram porque serão consolados” (Mt 5,5). A cruz, portanto, não é pessimismo cristão, não é superficialidade, alegria passageira, é verdade que liberta e aponta para um futuro muito melhor.

A cruz nos leva a meditar o sofrimento, a humilhação, a humildade, nos leva à oração, ao jejum, nos faz chorar os pecados. Todavia, uma alegria muito maior nos espera. “Vós agora estais tristes, mas hei de ver-vos de novo, e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos tirará a vossa a alegria” (Jo 16, 22).

Não existe cristão sem cruz, sem a Cruz do Senhor. Que a Cruz seja a nossa Luz e salvação!!!. Deus abençoe!!!. 

Pe. Hamilton Nascimento
 Mestrando em Teologia FAJE/BH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário